PROFISSÃO: TAXIDERMISTA


O que é ser um taxidermista?
Taxidermista é o profissional que aplica e estuda as técnicas da taxidermia. A taxidermia é a ciência biológica que trata da montagem ou reprodução de animais para exibição ou estudo. O principal objetivo desse profissional é o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, até simulando seu habitat, o mais fielmente possível.
Quais as características desejáveis para ser um taxidermista?
Para ser um taxidermista o indivíduo deve ser corajoso, se interessar pelos animais e pelas artes. Além disso, outras características desejáveis são:
responsabilidade
capacidade de observação
capacidade de organização
metodologia
detalhismo
sensibilidade artística
coragem
auto-confiança
dinamismo


Qual a formação necessária para ser um taxidermista?
A taxidermia deve ser exercida por biólogos reconhecidos, com curso de nível superior em Biologia, e envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras matérias. É muito importante que o profissional esteja sempre estudando e participando de cursos e seminários para estar bem atualizado e se destacar no mercado de trabalho.


Principais atividades
conversar com o cliente e descobrir os objetivos da taxidermia a ser aplicada
estudar o animal que será representado
estudar suas características, alimentação, habitat, etc
observar as condições do animal e quais as técnicas que terão de ser utilizadas para a taxidermia
lavar o animal
preparar os materiais necessários, tais como bisturis, serras, alicates, sal grosso, etc
preparar as soluções químicas a serem utilizadas no processo
retirar o pêlo do animal, separando os ossos, órgãos e ligamentos a fim de obter as partes necessárias para recomposição.
confeccionar armações para recomposição reproduzindo a atitude e a forma natural do animal
dar acabamento ao trabalho utilizando materiais necessários para obter o máximo de correspondência original.
preparar material parasitológico (ectoparasitos e endoparasitos); Genético (cromossomos e DNA) e Anatômico em via úmida (tecidos e órgãos) e seca (crânios, esqueletos e peles)
Áreas de atuação e especialidades
Os taxidermistas são biólogos especializados na reprodução e conservação de animais mortos, baseados no estudo de suas características. O profissional da taxidermia atende à diferentes tipos de público, produzindo peças para diferentes ocasiões, como donos de animais domésticos, pescadores e caçadores desportistas, criadouros de animais comerciais, museus de história natural, entidades conservacionistas, zoológicos, universidades e mais recentemente o teatro e a televisão (taxidermia cênica).


Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para esse profissional é estável. Nos últimos anos, o teatro e a televisão têm trabalhado bastante com a taxidermia cênica, aumentando o campo de trabalho desse profissional. A área que mais emprega atualmente é a de pesquisas e estudos científicos, ou seja, as universidades e centros acadêmicos, os zoológicos, museus, etc. A produção de coleções didáticas e a taxidermização científica de animais de estimação sempre forma bom campo para o profissional.


Curiosidades
A taxidermia é uma técnica aplicada somente em animais vertebrados. Seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C. O termo taxidermia provém do grego "taxi" (organizar/dar forma) e "derme" (pele). Popularmente o termo "empalhar" já foi usado como sinônimo de "taxidermizar" entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Comentários

  1. Bom dia. Gostaria de conversar melhor com você sobre seu trabalho. Tenho um labrador com idade avançada e gostaria de taxidermizá-lo quando morrer. Meu wats (35) 9 9168-5015
    E-mail. marcos.rog.souza@hotmail.com. Sou de Poços de Caldas-MG.

    ResponderExcluir

Postar um comentário