Fotos do Simpósio Comemorativo de 15 anos do Curso de Especialização Ambiental e Recursos Hídricos: USP - SÃO CARLOS


Meu painel / Eu e Prof. Dr. Alexandre (Setor Ecologia) -USP



Coffee Break / Ciclo de Palestras

Anfiteatro Jorge Caron / Exposição de painéis

Aconteceu, nos dias 13 a 15 de dezembro de 2010, o Simpósio comemorativo dos 15 anos do Curso de Especialização Ambiental e Recursos Hídricos na USP - Campus São Carlos. Várias atividades preencheram este prestigiado evento que contou com a presença de ex-alunos formados ao longo destes 15 anos do curso. Saudosismo e emoção tomaram conta de todos os presentes. Tive a oportunidade de participar da apresentação de painéis, divulgando nosso trabalho sobre taxidermia de animais silvestres. Confira abaixo o conteúdo do painel na íntegra. Beijos!


“A TAXIDERMIA DE ANIMAIS SILVESTRES COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
Luciana Cristina Machado
Bióloga Taxidermista – CRBio:74.707/01-D
Faculdade Euclides da Cunha – São José do Rio Pardo – SP
Rua Coronel Franco, 1760 – centro – Pirassununga – SP CEP: 13.630-136
(19) 9151-9524
E-mail: luciana_murillinho@ig.com.br / Blog: http://biologataxidermista.blogspot.com

Taxidermia é originário do grego, cuja tradução é "dar forma à pele". É uma arte Egípcia milenar adaptada aos nossos tempos de reconstituir corpos de animais que vieram à óbito para posterior exibição ao público ou estudo acadêmico. Sua abrangência é grande e atende a diferentes públicos como museus de história natural, zoológicos, universidades e outros. É frequente a morte de animais que perfazem plantéis de zoológicos, criadores conservacionistas e até mesmo aqueles que tentam atravessar rodovias e são atropelados. Esse último caso, infelizmente ocorre com grande freqüência principalmente em épocas de safra das indústrias sucroalcooleiras, onde o tráfego de caminhões é intensificado, somado ao fato de que nossa região não dispõe de corredores ecológicos para travessia e fuga de animais que habitam nossos ecossistemas. As carcaças destes animais normalmente são descartadas e, portanto o objetivo da taxidermia reside no aproveitamento deste material para fins didáticos em aulas de Educação Ambiental que são ministradas para alunos da rede pública e privada. Os animais taxidermizados fazem parte do enriquecimento de aulas de Educação Ambiental que frequentemente são ministradas em zoológicos e atendem diversos públicos, principalmente alunos portadores de deficiência visual que tem na taxidermia, oportunidade única de manusearem animais que conservam todas suas características físicas que mantinham quando em vida após serem submetidos a uma boa taxidermização de seus corpos.

Comentários

  1. Como vai Luciana?Entrei para o seu blog agora e sou um apaixonado por animais principalmente os repteis. Justamente por ser apaixonado por eles sou contra o tráfico de animais que é o responsável pela diminuição das diversas espécies. Não sou veteninário, não sou estudante e já passei dos 50 anos. Por isso tudo, gostaria de saber onde posso adquirir uma cobra empalhada(não sei se o termo é este)ou seja tratada por um(a) taxidermista?Por favor me envie um email informando se voce pode me ajudar nesta busca(dias.alcides@ig.com.br). desde já agradeço muito e parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário